domingo, 14 de novembro de 2010

Excepções....

Ontem falava com uma recente amizade numa tarde fria e ventosa junto ao rio e houve uma frase dita por mim que, mesmo tendo sido dita por mim, ficou a ecoar no pensamento. 
"Quando, finalmente, estava bem...Entra uma pessoa na minha vida que ...." 
Não foi exactamente com as palavras exactas mas teve exactamente o mesmo significado. 
Na vida vemos acontecimentos e situações que nos magoam e fazem-nos acreditar que nunca iremos cometer certos erros ou nunca abriremos excepções que nos magoem. 
Uma grande mentira. 
Mentimos a nós proprios nesse pensamento. 
Quando á um ano e meio resolvi virar a minha vida do avesso sabia bem o que estava a fazer e jurei a mim proprio que nao haveria de cair na mesma asneira, que nunca mais voltaria a acreditar piamente na frase "eu amo-te." 
Mas a verdade é que o fiz. 
Abri uma pesada excepção á minha propria regra. 
Lutei um ano e meio para ficar bem comigo mesmo, com a minha auto-confiança, auto-estima, amor proprio. 
E consegui! 
Mas, finalmente, quando estava bem, quando pensei para comigo proprio que estava a fazer e a sentir tudo da maneira correcta, quando acreditei finalmente que estava em paz, que já nao tinha assim tanto medo da solidão e de estar sozinho, eis que, abro uma excepção. 
E abro uma excepção para me magoar. 
Abro caminho para a desilusão e para um tipo de solidão que até agora desconhecia. 
Mas hoje escrevo por estar calmo, sereno e me ter apercebido que afinal, ao contrario do que esperava, está a passar, esta a ficar mais leve o fardo, estou a criar uma espécie de auto imunidade ao sofrimento. 
Ou talvez esteja a ganhar a consciencia de que afinal de contas aquela pessoa nao merece que eu esteja aqui a sofrer pois nao teve problemas em magoar. 
Não estou a criticar atitudes...estou a constatar factos. 
E a minha conversa ontem, apesar de ser normal e comum entre amigos, deixou-me esta impressão de que estou a recuperar e a seguir em frente. 
Mais forte. 
Mais confiante. 
A recuperar para um dia, quem sabe, voltar a abrir uma excepção novamente... 






Sem comentários: