sexta-feira, 29 de abril de 2011

Eu Próprio.

Alguém que começa a sua vida consciente.
Foi assim que comecei a minha.
Dentro daquilo que já vivi até hoje fiz um retorno a memorias que, se tanto tem de bom, também de mau o tiveram.
E no meio de algo que se diz, que eu próprio digo, surgem pensamentos que partilho e absorvo para mim com a condição de aprender algo com as minhas próprias palavras.
Comecei a viver cedo demais. Nasci para a vida cedo demais.
Criei ilusões e expectativas de uma vida perfeita sem me terem ensinado que a vida nunca será perfeita.
No meu retorno senti a necessidade, enquanto conduzia, de deixar algo aqui que permaneça como memoria.
Como...como algo que um dia mais tarde, ou até quem sabe brevemente, alguém lerá e saberá o que pensava naquela altura, naquele momento.
A vida vai mudar para mim. Preparam-se alterações de fundo e mudanças bruscas e drásticas na minha existência aqui como a conheço....como me habituei a conhecer.
Pela minha vida tive experiências que sempre estarão lá...
E numa frase que sai sem pensar eu digo: "Aqui, quando estou aqui, neste momento sou eu próprio."
Convém clarificar o contexto de forma subtil e directa ao mesmo tempo.
Na minha vida afectiva tive pessoas que me marcaram...quer pela positiva, quer pela negativa.
Assim como certamente eu as marquei também de ambas as maneiras.
Hoje em tom de memoria enumero estas fases descritivamente.
As que maior importância para mim tiveram sem duvida alguma.
Cada uma perceberá quem é...quem descrevo sem precisar usar uma sigla, um nome, uma letra.

- Conheci-te numa noite de verão quente. Jovem e inexperiente na vida .
Nessa noite achei-te a pessoa mais bonita daquele espaço. Depois de uma noite convivemos. Namorámos.
Tínhamos de o fazer. Errei muito contigo eu sei. Errámos os dois. Erras-te tu. Não consigo atribuir culpas a nenhum porque éramos tão novos...meu Deus...como éramos crianças a desabrochar...hoje vejo isso.
Foste para mim o irromper pela vida adulta...as responsabilidades que não tinha até então surgiram e nem sempre fui exímio nessa tarefa. Eras mais tu. Sempre foste mais tu. Terminámos as coisas como tinham que ter terminado. Hoje respeito-te muito. Admiro-te até. Mãe, Esposa, Mulher. Acredito que agora és realmente feliz de uma maneira que nunca poderíamos ter sido. Era-mos diferentes na altura e diferentes agora somos. Mas no final de tudo o que passámos e com o tempo soubemos assimilar essa diferença em prole de um bem maior conjunto. E neste momento isso deixa-me tranquilo. Nada te tenho a apontar. Acredito que fazes o melhor que sabes e que a vida te ensinou. E isso para mim basta.

- Passava por ti e dizia a mim próprio: "Um dia vou vou-te conhecer."
Sonhava ter uma mulher como tu e nunca pensei por um momento que sequer algum dia olhasses para mim.
Mas olhaste. Ensinaste-me a ser Homem.
Mostraste-me um lado diferente da vida que ate então desconhecia. Fiz contigo aquilo que nunca tinha feito. Passámos bons anos juntos. Maravilhosos momentos em que te sentia como minha e eu como teu. Mas deixei de ser eu próprio. Cometi esse erro imperdoável para mim e contra ti.
Não me respeitei o suficiente para entender que amar não era matar-me.
E caí fundo na falta de ti e do teu carinho. Mas tornei-me homem. Aprendi a maior de todas as lições de vida que poderia ter tido.
Amar não era morrer como me conhecia por ti.
No fruto do nosso amor revejo-te. Confesso...hoje em dia detesto muitas coisas em ti. Coisas que abomino mesmo com todo o nojo que me causam. A maturidade em ti não te fez bem. Mas quem sou eu para te julgar... Acredito que um dia, de tudo o que tens feito, colherás frutos. Espero que não sejam amargos....não to desejo. Já te odiei, já te tive raiva imensa, já tive pena, mas hoje tenho apenas simpatia e compaixão. Calo-me perante situações estúpidas e desmedidamente infantis de alguem que eu julgava ser uma Mulher madura e inteligente. E calo-me porque sei que um dia tudo o que fazes voltará para te bater á porta...seja bom ou mau. Espero estar cá ainda para ver o que acontece porque a nossa historia ainda não terminou...será sempre um caminho em progresso derivado ao que sempre teremos em comum...o nosso filho.

- Quando te vi pela primeira vez não acreditava em nada. Estava vazio e sentia que assim ficaria.
Acreditava que precisava me reencontrar e saber quem eu era na realidade mais do que amar alguém novamente. E estava a conseguir. Reencontrar-me. Estava na recta final de estar bem...de atingir aquele patamar de satisfação pessoal comigo próprio. De realcançar a minha auto estima e amor próprio. Mais maduro. Mais Homem. Mas criança adolescente que se redescobre de novo. Que aprende a viver novamente. Mas quando te vi tudo isso deixou de fazer sentido se não te tivesse comigo.
Acreditei em ti.
Acreditei em mim.
Acreditei profundamente em nós!
Como à anos não me sentia tão completo com alguém e tão feliz. O que tivemos foi intenso, curto, e bom...tremendamente bom. Amei-te com todas as forças revigoradas e acreditei que genuinamente o fizeste também.
Acreditei.... Mas roubaste-me o chão.
Arrancaste do peito o que me restava de esperança. Sacudiste violentamente o meu mundo de tal forma que só há bem pouco tempo comecei a recuperar. Durante algum tempo fiquei sem ti.Voltámos a comunicar. Hoje te digo... não. Não posso mais voltar. Não sou eu próprio que está quando estou. Seria uma farsa novamente. Jurei a mim próprio que nunca mais o faria e não o farei. És uma Mulher linda, inteligente e sã. Excelente Mãe. Nenhum homem jamais poderia desejar melhor. Gosto de ti por isso neste momento. Por seres a pessoa que és nessas vertentes. Mas já não te consigo nutrir amor. Esse infelizmente morreu...foi morrendo...não tinha de acontecer. E apercebi-me disso tarde demais, eu sei, mas mais vale agora que depois. Ninguém escolhe a melhor altura para perceber os seus erros. Eles são cometidos e nem sempre percebidos como tal. Mas neste momento reconheço que errei contigo, comigo e não podia voltar a viver uma farsa comigo próprio. E já não me estava a sentir eu próprio. E isso para mim é o mais importante. Sempre.
Neste momento eu tenho de ser aquilo que sou sem entraves ou alterações. Não quero ter de me conter naquilo que escrevo, digo, faço ou acredito em prol de ninguém. Sei que nunca me o exigiste mas senti que era o que estava a acontecer. Estava a deixar-me novamente. Espero que entendas porque te chamei a esta escrita sabendo que não gostas quando o faço. Queria que sem entraves me conhecesses o pensamento e como sinto e o que sinto em relação a ti. Terás sempre o meu maior respeito e carinho como amiga. Infelizmente, não terás o meu amor....

Neste aglomerado de desabafos e verdades interiores revejo aquilo que me torna o que sou. Gosto desta forma de comunicar. De me sentir . Porque sou aquilo que sou.
Apaixonei-me por mim próprio.
Estou na fase em que, maduramente e conscientemente, sei o que quero para mim. Consigo agora discernir o que sinto de maneira tão clara e límpida que me sinto verdadeiro ao senti-lo da maneira que sinto. Não me julguem pelo passado. Não criem expectativas de futuro. Sou persistente, vou conseguir, mas preciso primeiro de tudo aliviar pesos à minha carga. Estou a aprender a fazê-lo. Escrevo imenso e adoro escrever porque de outra forma não diria o que acabei de escrever. Não sou o melhor exemplo de comunicação verbal directa, vulgo "cara a cara", apesar de que quando tenho algo entalado cá dentro com alguém se não o fizer cara a cara rebento.
Comecei a minha vida cedo demais consciente de que tardiamente a aprendi a viver.
Mas estou no caminho certo.
Acho eu claro...
Preciso de ajuda, de apoio, de carinho e compreensão. Tenho os meus amigos verdadeiros que sempre estão lá para me acudir quando quero chorar de desespero ou dor. Esses, e são poucos, estão sempre lá para mim. Isso eu sei. Adoro-vos a todos por isso.
E existe a Alma. Que me entende. Mais que um amigo.Mais que família.
Porque mais igual não podia ser de tão diferente é de mim.
A ti Alma que me acompanha e me entende como ninguém já me entendeu alguma vez só tenho um pedido: Continua a ser Alma.
Continua a ser o que és.
Não mudes por nada.
Porque preciso de ti assim nos tempos que vão vir. Preciso de ti. Vou chorar ainda muita baba e ranho...mas preciso que estejas lá para me servir de pedra basilar, para me ouvir os lamentos e dar as gargalhadas mais profundas. Que sejas os meus olhos e o meu sentir quando eu já não o esteja a conseguir. Porque és a minha Alma. E isso é maior que qualquer coisa na vida. Eu saber que a minha Alma encontrada foi e me encontrou. Acima de tudo, todos, sempre será forte o que nos une porque é puro e sem pudores ou malícia.
Alma.
Eu próprio.
É este hoje quem eu quero ser porque sempre o fui.
Abafado por momentos ou períodos da minha vida.
Mas esta vida é minha e aqui estou eu.
Eu Próprio.

2 comentários:

Ísis disse...

Quero reprimir sim. Quero tanto. Quero muito.

E vou conseguir.

Belo "desabafo" sobre ti mesmo.

Bjo

Anónimo disse...

Como uma alma.. sempre para te ouvir, com o mesmo carinho e atenção com que tu o fazes! Algures nas minha linha da vida aparece o cruzamento com a tua.. e marcaste-me.. e agora nunca sairás dela!

***um sorriso com tudo o que te posso dar, a minha presença.